Texland - 9 aspetos a ter em conta quando escolhe tecidos - Texland

A escolha de um tecido para qualquer projeto depende de uma série de variáveis que nos ditam as exigências que fazemos no momento da escolha, isto porque, como é óbvio, os requisitos para um fato de Carnaval são bastante diferentes dos requisitos para um sofá.

Desta forma, criamos uma lista de 9 aspetos que deve considerar quando escolhe um tecido:

  1.  Qualidade: Certifique-se de que o tecido que está a escolher é de boa qualidade e tem uma boa resistência. Isso garantirá que a sua roupa ou item de decoração dure mais tempo e mantenha a sua aparência ao longo do tempo.

  2. Composição: Alguns tecidos são feitos de materiais naturais, como algodão ou linho, por sua vez outros são feitos de materiais sintéticos, como poliéster ou acrílico. Escolha a composição que melhor se adequa às suas necessidades.

  3. Peso/ Gramagem: Este é um elemento muita vez descorado, contudo não se deve esquecer que alguns tecidos são mais leves do que outros, facto que pode ser importante para confeção de certas peças de roupa ou itens de decoração. Escolha um tecido que tenha o peso adequado para o projeto que tem em mente.

  4. Textura: A textura de um tecido pode afetar tanto a aparência, como a sensação de uma peça de roupa ou item de decoração. Escolha um tecido com uma textura que lhe agrade e adequado ao seu projeto.

  5. Elasticidade: Existem diferentes “níveis” de elasticidade que podem ser deveras importantes no momento da escolha um tecido. Por exemplo se vai tentar confecionar roupa de desporto então precisa de um tecido com um elevado nível de elasticidade, por sua vez se vai forrar um sofá não precisa de um tecido com tanta elasticidade.

  6. Preço: Escolha um tecido que seja acessível e que se enquadre no seu orçamento tendo por base o tipo de projeto que vai realizar.

  7. Manutenção: Escolha um tecido em função do esforço que está disponível para fazer na sua manutenção, isto porque a manutenção de um tecido de lantejoulas é bastante diferente de um tecido como a napa, que é um tecido resistente, fácil de limpar e higienizar.  De qualquer dos modos é sempre importante verificar as instruções de lavagem e cuidados a ter com o tecido antes de o comprar, pois alguns tecidos são delicados e precisam de cuidados especiais.

  8. Sustentabilidade: Existem tecidos que são mais sustentáveis que outros. Aqui os valores e preocupações de cada um tem um particular impacto. Tecidos como o algodão orgânico ou tecidos feitos de materiais reciclados tem um menor impacto ambiental que a napa sintética, contudo estes podem não ser indicados para determinados tipos de utilização.

  9. Utilização: Este é sem dúvida um dos aspetos mais importantes. Certifique-se de que o tecido é adequado para a finalidade do seu projeto. Por exemplo, se estiver a fazer uma cortina, escolha um tecido que seja resistente à luz solar. Se procura tecidos por finalidade 

Se precisar de ajuda na escolha dos tecidos para os seus projetos, clique aqui para falar com a nossa equipa, estamos disponíveis para ajudar de maneira que faça as melhores escolhas para os seus projetos

Dê vida aos seus projetos com a Texland
Até ao Próximo Tecido!